Black Friday ou Black Fraude?



Black Friday é uma campanha de vendas realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro, tendo sido originada nos Estados Unidos.

Ela recebeu este nome porque, desde o início, o grande fluxo de pessoas fazendo compras gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência.

O primeiro registro da expressão data de 1966.

Ela foi cunhada por Earl Apfelbaum, negociante de selos raros, que estampou em seu anúncio.

Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças.

Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento.

No Brasil deveria ser chamada de: Black Friday Ducks, Sexta Feira Negra dos Patos, pois é o dia de majorar o negócio, praticar preços com falsos descontos e dar golpes em sites ilegais.

Numa breve pesquisa de preços que realizei há quinze dias em diversos produtos, os mesmo são anunciados hoje pelos preços majorados, informando um desconto e ficando exatamente no valor que estavam há quinze dias atrás , com algumas “mínimas exceções”.

Este procedimento se parece muito com os aplicativos de desconto em restaurantes, muitos deles aumentam seus preços de cardápio e depois oferecem um desconto, o cliente acaba pagando achando um bom negócio pela chamada do desconto, mas o preço não tem nenhum desconto, apenas foi maquiado.

Aliás, maquiar preços é uma especialidade mundial inventada por comerciantes brasileiros em tempos de presidência do José Sarney, com o lançamento do Plano Cruzado pelo então ministro Dílson Funaro. Ali o mundo aprendeu a maquiar os preços, tecnologia 100% brasileira.

Como tudo neste país, desconto também não é coisa séria, sério aqui é majorar contratos com estatais como a Petrobrás, um modelo de corrupção que impressionou o mundo, e deixou não só todas as sextas feiras da Petrobrás negra, mas todas as semanas, meses e anos futuros.

Corrupção sem limites também é uma tecnologia 100% brasileira.

Black Friday ou Black Fraude?

Fique comigo, que eu estarei com você...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoa positiva ou otimista

O Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil

Origem do Dia do Amigo