A Política e suas origens


É possível considerar que a teoria política teve seu início nas civilizações da China e da Grécia.

Por volta de 600 a.C estas civilizações já buscavam maneiras de organizar suas sociedades, através da ética e da moral. Seus membros em posição mais significativas já queriam garantir a felicidade das pessoas, sua segurança e ainda capacita-las para uma vida com mais dignidade.

Em eu período de prosperidade em 770 a.C, a China tinha diversas dinastias as quais governavam reinos distintos de maneira pacífica. Tal procedimento resultou nas Cem Escolas de Pensamento, onde despontou Confúcio.

Chega então o período dos Reinos Combatentes, estabilizados pelo líder militar Sun Tzu e suas táticas de guerras aplicadas na política externa e governo local, as quais trouxeram estabilidade ao Império.

A Grécia em paralelo também era uma civilização em ascensão com diversas cidades-estado separadas por sistemas de governos. Em grande parte por monarcas e aristocratas. Foi em Atenas que floresceu a democracia na constituição elaborada pelo estadista Sólon em 594 a.C., tornando-se assim o centro cultural de toda Grécia.

Nela Platão defendeu o governo conduzido pela elite dos supostos “reis-filósofos”, seguido por Aristóteles seu discípulo, juntos deram inicio ao alicerce da filosofia política ocidental.

Em 510 a.C na Europa a República romana avançava, criando uma democracia liderada por dois cônsules eleitos anualmente pelos cidadãos, com um senado de representantes para auxilia-los. Tal sistema fez de Roma uma potência política que ocupou províncias na maior parte da Europa continental. Em 48 a.C Júlio Cesar toma o poder, colocando fim à República. Roma avança diante de um governo dinástico e monárquico que dominou a maior parte da Europa por quinhentos anos.

Fique comigo que eu estarei com você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoa positiva ou otimista

O Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil

Só o Amor não basta, é necessário paciência