A importância dos detalhes


 
Detalhes são apenas detalhes, gotas são apenas gotas, mas são elas que fazem a chuva.

O processo de gestão não faz nada nascer grande, tampouco oferece grandes coisas. Ele nos oferece pequenas coisas todos os dias, que se tivermos o bom senso de juntá-las, teremos em nossas mãos grandes coisas.
 
Normalmente somos detalhistas para as críticas que fazemos ao mundo, para uma boa opinião no futebol, para passar uma boa receita de bolo, para uma boa fofoca, mas nem um pouco detalhistas com nossos atos, que muitas vezes sem motivos, apenas seguem.

Minha mulher, Thais Helena, estava assando um presunto e como sempre faz quando pratica tal ato, cortou a ponta. Perguntei-lhe por que fazia isso, ela disse: "Corto a ponta do presunto porque minha mãe sempre cortou".

Perguntei à sua mãe por que fazia isso, ela respondeu: "Corto a ponta do presunto, porque minha mãe sempre cortou". Resolvi ligar para a avó e perguntar-lhe: - por que cortava a ponta do presunto. Ela respondeu: "Corto a ponta do presunto, porque meu forno é muito pequeno.”.

Assim vivemos e fazemos, levamos nossos atos de gestão envolvidos e baseados em atos alheios, dos quais nem sabemos sua origem e aonde irão nos levar. Crie seu próprio estilo e sua própria maneira de agir.

Encontre um verdadeiro motivo para realizações e pare de pegar carona nos trilhos da esperança para entrar no trem da ação.

Ah! Eu tenho esperança de que as coisas melhorem! E daí! Você acha que sua esperança vai fazer algo mudar? De jeito nenhum. Almas penadas suportam o inferno baseadas na esperança de alcançarem o céu, mas nunca sairão de onde estão.

O que faz as coisas mudarem é a ação; os detalhes que você planeja e coloca em prática é que fazem a diferença. Nosso maior desejo na vida é de que alguém nos faça fazer o que podemos fazer.

De qual professor você se lembra mais - daquele que o deixava fazer o que queria, ou daquele que exigia o melhor de você e trazia à tona tudo de bom havia dentro de você?

Quantos de nós somos do tamanho de nossa forma e por isso desperdiçamos um bom pedaço de presunto? Colocar detalhes em ação é algo que poucos fazem por isso poucos vencem.

O que está atrás de você e o que está à sua frente, enfraquece quando comparado ao que existe dentro de você.

Santo Agostinho disse no ano de 399: "O homem viaja centenas de milhas para contemplar a grandeza do oceano - ele olha admirado para o céu. Ele fica extasiado com os campos, montanhas e rios e nem por um momento pensa em si mesmo, como a maior criação de Deus".

Caso não se comece a valorizar os detalhes, daqui a algum tempo, muita gente estará como milhões de japoneses e chineses, trocando emoções e carinhos com o bichinho eletrônico Tamagushi, por U$ 5,00. Em frente ao prédio do antigo Grupo Escola Rodrigues Alves, existe uma árvore que estava impedida de crescer e expandir seu tronco por causa de uma forte grade de ferro, mas isto foi só um detalhe na vida dessa árvore. A cada ano que passava por ali, percebia que ela mudava de cor, parecia inchada e com seus dias contados.

Quem hoje passa pelo local, pode constatar que a grade só foi um detalhe, pois a árvore cresceu e engoliu a grade com seu tronco e, além de tornar-se única, deixou claro que sua força para sobreviver era maior que a da grade de aço em se exibir.

Determinação... Um grande detalhe.

Um cavalo belga consegue carregar sozinho quatro toneladas. Se forem dois trabalhando juntos, conseguem puxar nove toneladas. E quando são adestrados, conseguem juntos puxar 12. A valorização de nossos companheiros é algo que devemos aprender a praticar. Valorize a empresa em que trabalha, por ajudá-lo a criar sua família.

Valorização e união... um grande detalhe.

Nossa mente é como um paraquedas, só funciona aberto. O rei Xerxes, vendo-se à frente de um braço de mar, queria atravessá-lo, fazendo uma ponte com os barcos. Nesse momento, desabou uma enorme tempestade e destruiu os barcos. Xerxes ordenou aos escravos que dessem 300 chibatadas no mar e ainda mandou matar aquele que havia supervisionado a operação.

Não ser tolo... um grande detalhe.

Imagine uma lagarta. Ela passa grande parte de sua vida no chão, olhando os pássaros, indignada com seu destino e sua forma. Pensa: "Sou a mais desprezível das criaturas, feia, repulsiva, condenada a rastejar pela terra".

Um dia, entretanto, a natureza lhe pede que faça um casulo.

A lagarta se assusta, pois jamais fizera um casulo antes. Pensa que está construindo seu túmulo e prepara-se para morrer. Embora indignada com a vida que levou até então, reclama novamente com Deus, dizendo: "Quando finalmente me acostumei a rastejar, o Senhor me tira o pouco que tenho".

Desprezada, tranca-se no casulo e aguarda o seu fim. Alguns dias depois, vê-se transformada numa linda borboleta. Pode agora passear pelos céus, ser admirada pelos homens e surpreender-se com o sentido daquele detalhe de sua vida.

Reúna todos os detalhes que lhe trouxeram até este momento profissional ou pessoal. Veja onde falhou, onde acertou. Dê mais atenção aos detalhes, talvez isto possa parecer à construção de um casulo, mas a grande transformação sempre está por vir.

Na sala de minha casa, existe uma parede que deixei por terminar, ela ainda está em obras. Os amigos que recebo, sempre perguntam por que não acabá-la. Eu respondo que ela está ali, como um detalhe para me lembrar de todos os dias, que sempre existe algo para se construir. Sendo detalhista, você estará fazendo uma gestão onde conhecerá melhor os fatos, onde poderá decifrá-los e até antecipá-los.

Seja uma pessoa detalhista em sua gestão empresarial ou pessoal.

Tudo que é planejado com detalhes pode servir várias vezes como alicerce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoa positiva ou otimista

O Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil

Origem do Dia do Amigo