Pessoa positiva ou otimista




 
Otimismo não é somente uma emoção que retrata positivismo. A maioria das pessoas é positivista e não otimista. Pessoas otimistas são aquelas que possuem e pesquisam o maior número de informações possíveis sobre um determinado assunto que requer decisão para ser colocado em pratica ou vivenciado. Positivistas só acreditam que dará certo, otimistas fazem dar certo.
 
Otimismo é uma escolha. Você pode decidir entre sofrer por algo que poderia ter vencido ou viver por algo que acredita que vale o sacrifício. Otimismo é uma competência que pode ser desenvolvida com uma metodologia de crescer nas avaliações que faz sobre a vida e seus desafios.
 
Se eu olhar no espelho todos os dias e disser: vou vencer, vou vencer... Isto cria uma visão positiva, mas pensamento positivo não muda nada em nossa vida, a única coisa que faz algo mudar são nossas atitudes nutritivas baseadas em conhecimento e cálculo de risco de nossas realizações.
 
O correto não é: hei de vencer, é: hei de fazer e fazer. É mais fácil fantasiar do que enfrentar. A fantasia é uma fuga, uma maneira de esconder a incapacidade de lidar com uma situação. Não existe medida para o otimismo se ele for considerado como um crescimento interior para melhor compreensão das situações e suas resoluções.
 
Pessoas otimistas transformam esforço em resultado, não ficam esperando a vida decidir por elas, elas decidem por si. Todo problema é grande pela razão de ainda sermos pequenos para resolvê-lo. As pessoas precisam acreditar que é importante saber mais sobre as coisas que devemos enfrentar na vida, só assim podemos superá-las.
 
Positivismo atrapalha muito, cria falsas esperanças, faz parecer que tudo vai se resolver num passe de mágica e quando não acontece à pessoa procura um culpado. Devemos estudar mais sobre nossos desafios, sobre as competências que precisam ser desenvolvidas para superá-los, assim como quais os tipos de pessoas que podem realmente nos ajudar.
 
A Bíblia está repleta de pessoas positivas, mas os que fizeram a diferença foram os otimistas, aqueles que buscaram a resposta e não aqueles que esperaram a resposta. Às vezes o caminho que mais evitamos na vida é o nosso real destino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil

Só o Amor não basta, é necessário paciência