Assine com elogio uma crítica



Quem bate esquece, quem apanha não esquece. Estamos num momento onde criticas são importantes para o aperfeiçoamento das pessoas, das empresas e do mundo. Mas elas estão sendo confundidas com desabafo, discórdia e uma maneira de alguém dizer o que pensa do jeito que bem entende. Quando criticamos alguém, logo esquecemos, mas a pessoa que recebeu a critica nem sempre esquece tão fácil. Toda crítica deve ser sempre construtiva e para isto existe uma regra de ouro: assine com um elogio toda critica que fizer.

Por mais que alguém ou algo mereça sofrer críticas, antes de faze-las é necessário descobrir os pontos positivos desta pessoa ou deste algo, eles sempre existem, basta procurar. Coloque-os em evidencia e torne-os parte da critica. Nunca critique apenas por criticar, isto é “tagarelice” e ninguém aprende nada ou ensina nada com “tagarelice”.

Muitas de nossas crianças passam por problemas em sua idade adulta pelo fato de terem sido submetidas a duras criticas durante a infância sem nenhuma assinatura com elogio. Ficando a impressão de que quando se faz algo certo, não se fez nada mais que sua obrigação. A crítica existe para auxiliar no crescimento das pessoas e em suas realizações; é um instrumento de esclarecimento e não uma técnica para prejudicar. 

Quando promover uma crítica, certifique-se que está com o devido preparo e fundamento para faze-la; depois certifique-se que irá assina-la com um elogio verdadeiro, sincero e honesto. Nossa opinião pode mudar a vida de alguém para melhor ou pode destruir a vida de alguém, muita gente não tem noção do impacto que uma critica pode ter em determinados tipos de pessoas. Uma critica harmoniosa pode fazer de você uma pessoa importante e inesquecível na vida de quem a recebeu.

   

Comentários

  1. Prezado Cesar,

    seu último parágrafo encerra tudo, muito embora creio que precisamos até daquelas sem base, pois as mesmas nos forjam em paciência, indulgência, inteligência, astúcia e acima de tudo empurram-nos para a máxima atenção aos "lobos do homem" como há tempos exortou Thoma Hobbes

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são esplendidos!

    Sem palavras, não há como fazer outra coisa senão elogiar...

    Coloquei um link em meu blog para o seu texto falando de "Alquimistas", juntamente com o link para o seu site. Para que mais pessoas possam ter a honra de conhecer e prestigiar o seu belo trabalho com as palavras e toques de sentimento.

    Conheça o meu blog, www.intense-loves.co.cc ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gentil sua mensagem Nayara.Agradeço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoa positiva ou otimista

O Estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil

Só o Amor não basta, é necessário paciência